sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

“Picking Tops or Bottoms”

Este é o sonho de qualque um que opera no mercado financeiro. Entrar em uma operação de trade no seu ponto mais baixo para sair no seu ponto mais alto, ou vice-versa, entrar numa trade no seu ponto mais alto para sair no mais baixo. Em outras palavras significa não deixar na “mesa” nenhum lucro. Mas ainda neste primeiro paragrafo quero dizer bem claramente isso é utópico.
Não quis dizer impossível porque eventualmente conseguimos tal façanha, e isso nos deixa nas nuvens. Queremos então repetir a dose mais uma vez e mais outra, e isso pode simplesmente nos arruinar. Este é um dos maiores erros que principalmente os novatos cometem.
Vamos analisar friamente este processo. Imagine que o preço esta parado em um determinado patamar, o preço pode subir ou descer, mas como descobrir para onde ele vai? Você precisa deixar então que o preço começe a ir para alguma direção, após estabelecida a direção você pode dizer que o preço esta subindo ou descendo. Antes disso era muito mais difícil dizer para qual lado o preço iria. Obviamente o preço pode mudar de direção a qualquer momento é por isso quem nem todas as nossas trades dão lucro. Mas de qualquer forma o movimento do preço seja por exemplo 50 pips que você teve de esperar para descobrir a direção do preço é o preço que você teve de pagar para descobrir a direção que ele vai caminhar.
Muitos novatos não conseguem controlar seus impulsos e acabam entrando numa trade antes de descobrir a direção do preço, neste ponto é mais difícil saber para onde o preço vai e consequentemente a nossa taxa de acertos diminui. Pela mesma razão o mesmo erro é também cometido na hora de sair de uma trade, ao minimo movimento contrario do preço o novato fecha sua posição e muitas vezes o preço continua indo a seu favor. Devemos lembrar que o preço nunca caminha em uma linha reta, mas em ziguezague, e estatísticamente é muito mais prejudicial ficar então tentando descobrir “tops” e “bottons” do que pagar o preço (como explicado anteriormente) para ter mais chances de tomar uma decisão correta e consequentemente ter mais trades de sucesso.
Marcelo Gonçalves Gameiro
(Forex trader desde 2004) e-mail: mgameiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário