domingo, 3 de outubro de 2010

Bola de Cristal para traders.

Sinto muito mas vou dizendo desde o começo, ela não existe. Talves possamos acrescentar que ainda bem que não existe, isto permite dizer que todos nos temos a mesma chance uns contra os outros, e vale a pena enfatizar, “uns contra os outros”, isto porque sempre que alguém ganha outra pessoa tem que perder. Nos acabamos perdendo esta visão porque não vemos esta outra pessoa do outro lado de nosso terminal. E simplesmente não seria justo que uns tivessem essa bola de cristal em detrimento de outros.
O que nos diferencia no meu ponto de vista são duas coisas: o primeiro é um pouco de conhecimento, e a segunda é a disposição de seguir um plano, com regras. O mais importante aqui é jamais quebrar as regras de seu próprio plano, e por não entender a importância disso muitos abrem exceções e quebram suas próprias regras em situações especiais, e as vezes por dar certo acabam fazendo novamente até que....
Qualquer coisa que seguindo o raciocínio logico do que estávamos falando serve para completar a frase anterior. Você sabe que andar de carro sem cinto de segurança não chega a ser tão arriscado assim, mas se acontecer um acidente, o que também não é tão difícil assim de acontecer considerando o tanto que nos utilizamos o carro hoje em dia, você pode incorrer em consequências que poderão levar anos para se recuperar, isso se não forem permanente ou em ultimo caso a morte.
Analogamente as regras de um plano de trade fazem este serviço por nos, elas nos protegem de situações indesejáveis. E exatamente por não existir a bola de cristal a que me referia no começo do artigo é que precisamos seguir as regras.
Gostaria de lembrar que muitas vezes somos dissuadidos pela mídia, ou ações de marketing a quebrar estas regras, são geralmente pessoas que se dizem terem atingido o sucesso muito rápido, e para fazer o mesmo nos aumentamos o nosso risco (quebrando uma regra) a fim de digamos assim enriquecermos mais rápido. Nosso destino será o mesmo de assim o fizer... poderemos caminhar mais rápido mas aumentamos a chance de não chegar lá.
Marcelo Gonçalves Gameiro
(Forex trader desde 2004) e-mail: mgameiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário