segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Primeiro conhecimento, depois lucro...

Sucesso é um termo vago. Seu verdadeiro significado deve ser determinado por cada individuo. Porque? Cada um de nos tem sua própria visão do que significa sucesso. Por outro lado o oposto de sucesso pode ser definido apenas por uma coisa somente: é quando nos especializamos na pequenas coisas da vida e não nas mais importantes. Deixe-me explicar. Se alguém administrar nossos recursos com um retorno aceitável essa será provavelmente a escolha feita em detrimento de você próprio aprender a administrar seus recursos. Se alguma coisa acontecer com essa pessoa você perde o retorno que ela proporcionava.
Você pode não concordar com isso, mas veja agora por esse outro ângulo. Suponhamos que você já esteja operando no mercado por alguns anos sem realmente atingir uma consistência de lucros almejados. Se alguém lhe oferece uma “newsletter” com dicas de mercado que proporcionem o retorno que você almeja, qual será sua tendência natural? Pelo menos a maioria das pessoas estaria inclina a trocar o penoso esforço de continuar o processo de aprendizado pela solução instantânea. Mas se você puder notar que o lucro obtido uma vez obtido estará no passado para sempre ao passo que o conhecimento utilizado para conseguir o lucro poderá ser usado inúmeras vezes no futuro, terá grande chance de tomar a decisão correta. O famoso adagio chinês ilustra bem isso: “Dê um peixe para um homem e você terá matado sua fome por um dia, Ensine esse homem a pescar e você terá matado sua fome para sempre”.
Minha posição é que você aprenda a pescar, pois ninguém tirará isso de você. Isso não significa que você não possa aceitar o peixe de graça quando isso acontecer. Só estou dizendo que todas as outras opções me parecem ter mais um caráter temporário, até mesmo esses softwares robôs que fazem operações no mercado automaticamente, podem funcionar por algum tempo ou em determinadas situações, mas não permanentemente.
Marcelo Gonçalves Gameiro
(Forex trader desde 2004) e-mail: mgameiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário