As vezes após lermos um livro ou estudarmos alguma estratégia, ou mesmo investir tempo e dinheiro em algo que após certo tempo parece não ser mais tão promissor como parecia nos tras inevitavelmente a esta pergunta: Para onde vou agora? Continuo investindo tempo e dinheiro para justificar o que já gastei ou paro por aqui para não perder mais do que já perdi.
O artigo abaixo foi traduzido de “Originalturtles.org” e contém alguns conselhos que podem ajudar, ou pelo menos sugerir certos pontos que devemos refletir para chegarmos a uma resposta sensata.
O humorista Barry Le Platner disse: “Bom julgamento provem da experiência, e a experiência provem de maus julgamentos.”. Se você quer se tornar um trader, você deve começar a fazer trades. Não existe substituto para isso. você também precisa cometer erros, alias você vai cometer erros...
Cometer erros é parte do processo de realizar trades. Se você não começar a operar com dinheiro de verdade, e que seja dinheiro suficiente para afeta-lo quando você ganha ou perde, você nunca aprenderá todas as lições a respeito de ser um trader. Uma conta demonstrativa não é substituta valida em todos os aspectos no aprendizado de ser um trader, se você não estiver usando dinheiro real, você jamais sentirá como a esperança, medo e ganância o afetam pessoalmente.
Algumas sugestões do que você poderia estudar mais ou levar em consideração são:
A) Psicologia de trade.
Psicologia de trade é um dos mais importantes aspectos dessa atividade. Entender a si mesmo e como sua personalidade se relaciona com esta atividade é critico para que se possa eventualmente atingir o sucesso. A jornada é muito mais aprender sobre sua personalidade com uma mente aberta do que encontrar um livro magico que lhe de todas as respostas do ponto de vista psicológico.
B) Administração do dinheiro
Administração do dinheiro é a parte mais importante de qualquer sistema de trade mecânico. O controle do risco de maneira que permita você sobreviver durante os períodos ruins para realizar lucro nos períodos bons é absolutamente fundamental. A relação existente entre entradas e saídas de trades, assim como a administração do dinheiro é muitas das vezes não intuitiva. O estudo e pesquisa nesta área para que você possa achar o existe de melhor em administração do dinheiro certamente não será um desperdício nem de tempo nem de dinheiro, muito pelo contrario pagara muitos dividendos.
O maior capitulo do livro que publiquei (Forex Market) é justamente o que fala sobre a administração sabia do dinheiro, e isto não foi uma coincidência, mas devido a importância do assunto em questão.
C) Pesquisa.
Não existe um substituto valido para pesquisa no campo de fazer trades que não seja uma pesquisa com teor estatístico com valores históricos de preço nos mercados que se deseja atuar. Qualquer sistema de trade deveria passar por esse crivo, ou em outras palavras você deveria pelo menos fazer um teste com dados históricos sobre como seria a performance da sua metodologia antes de coloca-la em pratica.
Existem muitos bons livros e informação como métodos testados estatísticamente, curva de otimização, que podem ser encontrados inclusive na web, mas tome cuidado seja eskeptico ao procurar tais informações que eventualmente elas trarão grande recompensa para você
D) Conselho final
Existem muitas pessoas que se vendem como “experts” dando conselhos e dicas, não acate suas sugestões cegamente. Os melhores conselhos sempre vem daqueles que não as estão vendendo. Existem muitos livros e biografias que lhe trarão compreensão daqueles que tem sido ou são trades de sucesso.
O aprendizado para se tornar um bom trader, ou mesmo um excelente trader é possível, mas requer bastante trabalho duro e uma certa dose de eskepticismo. Para aqueles que escolheram este caminho, devem considera-lo como uma jornada que nunca termina. Aqueles que já tem sucesso nesta atividade nunca chegarão ao final dela, mas devem saber como encontrar alegria e contentamento na própria jornada.